sábado, 28 de janeiro de 2012

Ai que burro...

 ai que burro... (nao vou fazer correçao to cansado e podre... entao aurelio que se contorça na tumba de tutancam!)

O post anterior era desprentencioso... Eis que minha ingenuidade e até amadorismo me deu uma pequena dor de cabeça. Ok. Estou sendo dramatico, porque acho que nem deu nada.
Mas devemos explicações.
Adoro falar asneiras e complicar as pessoas. "ai que burro dá zero pra ele!"...
Em primeiro lugar, os parafraseres do Chavito sao para mim, nao estou chamando ninguem de desinteligente. Apenas eu, que faço muitas confusoes... Poderia deixar quieto, poderia apagar o post, mas preferi dar uma resposta porque acho mais digno. Quando voce coloca num mesmo TEXTO "SONHO, MEDIOCRE, Fracasso". É pesado. Admito! Fui infeliz com as colocaçoes. MAs venho reforçar. POR HORA nao tenho perfil de CHEF de cozinha. Apesar de desempenhar e conciliar muito bem as funçoes de gestao e monitoramento de insumos, produçao, linha de frente... e ainda "há melhorar" nos quesitos liderança e tecnicas.

James Morrison~Forever (tipo Hino Motivacional Stevie Wonder).

Coloco me como "Coach", porque sei que sou bastante atencioso e paciente quando me colocam para "treinar" um novato. Normalmente cozinheiros nao tem tempo nem paciencia para isto. A pressao e a rotina nao permitem. Cozinheiros nao gostam de sociabilizar? afinal se gostassem estaria no salao... Convenhamos. Tambem muitos ficam desconfiados, pois acham que perderão o emprego para o novato (ei Eu confio no meu taco, me chamam até de Padrinho as vezes! WOWOWOW é um maximo quando isto acontece, mexe com meu ego!). Sempre quando entro num estabelecimento, todos ficam um pouco resabiados com minha presença... depois acostumam e até confiam. mas é dificil conquistar a confiança de todas as partes.

Hoje, num sabado de Feijoada, ainda fiquei na linha de finalizaçao de prato e cantar comandas... cara, admito, sintia saudades disto. movimento. e voce ter que correr, e sair o mais perfeito possivel, se desdobrar porque começa faltar insumos, e voce tem que apenas resolver... e mais comandas vindo, com mesas grandes, solicitaçoes fora do padrao (tipo, hoje é dia de feijoada, nao de bacalhau, mas uns teimosos tem vontade de comer bacalhau no dia feijoada). e Pasmem! Dei conta! até. É horrivel porque é o lider que normalmente faz isto. E eu estou na fase de aprendiz... Muito contraditório, mas tudo bem!.

Vamos lá abrir parenteses:
"Lider:" ë aquele cara mala, que vai ficar com um paninho limpando o prato, porque respingou uma gotinha de gordura do mignon e misturou com a manteiga dos legumes sauté. QUe vai ficar gritando: "12 minutos... vamo cambada, cade meu Salmao! VAmo Caralho, Bota Lenha Neste Fogao(!?!), Hoje Nao é dia de Scargot! Sua lesma!". Ponto.
Se ele por um incidente infeliz, escorregar e derrubar o prato ele simplesmente vai falar: "'Voce tem 1minuto para limpar isto e Fazer outro". O erro é dele, o problema é seu! Ainda existem Chefs assim? No fundo TODOS sao assim! alguns sao mais gritantes, outros mais sutis. Voce tem estomago para tanto? Continuando

"Couch": OIha, ele vai te olhar quando voce fizer uma cagada, faltando 3 minutos para estourar o tempo de entrega do prato, vai falar: "tranquilo, faça isto aqui pra mim, por favor, deixa comigo isto!" e em 4 minutos (um com atraso e os garçons atacando bandejas e taças e gritando batendo na sinetinha reclamando do pedido porque o cliente/comessal esta olhando com cara de poucos amigos) ele resolve tudo. Todos sabem de quem foi a culpa: "do estagiario". Mas o lider vai cobrar que  o "couch" assuma a culpa. Afinal, em TODO setor trabalhista, o "Couch" é que é responsavel por seu aprendiz. Nao importa. Entao ele tem que ter este "poder"de assumir a culpa e contornar o erro. Já fiz muito isto. E é um teste e treinamento continuo da paciencia. Porque voce nao pode ser indelicado, tem que chamar no canto o "estagiario" e falar que isto aconteceu por tal motivo. TEr que ser firme e seguro em intevir, sempre tem que saber tudo. Porque senao sua credibilidade... hum! E pior, quando voce é o aprendiz, voce é tratado como incompetente ou desastrado. mas voce esta inseguro em realizar tarefas. O "couch" muitas vezes é ineficaz na inadiplencia do problema. muitos "aprendizes" só funcionam na base do "medo". E o "COuch"nao bota medo nem em pardalzinho. Nao sei porque na cozinha voce tem que ficar muito atento, muitas funçoes, muito barulho, fogo, agua, sei lá... Mas o profissional perde o foco ou deixa fugir alguma coisa. E tem que ter alguem para fiscalizar tudo isto. Continuando

 "Aprendiz": quando lida com o chef, simplesmente tem que admitir erros. Independente de nao estar errado, simplesmente se o chef estiver errado, nao o critique, apenas ria por dentro, porque por mais que ele É o cara, ele nao pode errar, e esta auto-cobrança lhe fere o EGO. Chef precisa de um erro. Mas simplesmente o "novato" sempre vai fazer cagada, vai ser motivo de chacota, Nao tente justificar, apenas admita o erro e fale: "Desculpe". Simples. 

Agora voce vem me dizer que o "Couch" é o Bonzinho e o "Lider/Chef" é o vilao? Errado! O "lider" se fode muito. Porque TUDO esta sobre sua responsabilidade. independente se ele delega funçoes a outros, se é um inutil e vagabundo, mas ele é que responde. Ele tem que ver o sistema como todo. E eu só citei sobre "pecinhas"... Nao falei em papelada, Ficha tecnica, Pedidos, Boletos, Relatorios, Insumos, Forncedores que comem absolutamente todo o tempo. O Chef nao dorme, apenas desliga a geladeira para degelo.

Voce pode ve-lo numa foto linda, com a bandana ou "Toque blanch" impontente na capa de revista ou no programa de tv. mas acredite. Ali tem uma pessoa que fica assustada de nao conseguir realizar. So nao deixa o "medo da incompetencia" tomar o controle. O "lider"  fica cansado, mas ele nao PODE deixar isto abater. Ele simplesmente converte o cansaço em satisfaçao de realizar suas metas e, eu disse "e",  ver que no final, todos saem degutado do melhor. Esta é a magia da gastronomia, Despertar sensaçoes, e quando ele limpa o prato com o paninho... ele esta despentando uma sensaçao: A "visual"...

ë isto!

 Eu ia abrir mais um post... mas to muito cansado... chega ne?

Por falar em Musume... acessa este link... é de um programa na qual dois participantes tem que viver com IchiMan (ou seja 10000 ienes/100dolares) por um mes... e é legal que tem agua, comida, luz, gas... vence quem sobrar mais dinheiro... e eles tem umas coisas bem interessantes, alem de algumas comidas interessantes... mesmo que voce nao entenda japones, é engraçado!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hum.. huff

"...se voce se desmotivar do seu sonho, pra trabalhar 16 horas por dia, voce nao vai chegar aonde voce quer. um trabalho muito cansativo. Que voce tem que ter humildade e sonho..." Manu Buffara


Snow patrol : Fallen Empires
Curitiba, 24de janeiro de 2012 22h22







Sei que nao posto nada a muito tempo, e o post de hoje seria outro tema: (uma pizzaria bacana de curitiba). MAAAAS eu vi este video acima, e me ferrou bonito. Sim, estou passando por uma fase meio que revendo todo o conceito de vida. Profissional, PEssoal, Familiar e agora Estudantil. Bem estamos no "ChibiYaki" ne? entao vamos ficar no profissional.

Entao mudei de emprego novamente. Ë bem tranquilo. Que depende muito mais de agilidade e gestorial do que o "glamour" que a gastronomia é. O lugar é bacana, a comida tem preparo honesto para que uma pessoa vá se alimentar. quase 90 porcento do que servido lá é de fabricaçao propria. Um ou outro acompanhamento do prato é que "pratico" (pratico leia-se comprou colocou agua ta "delicious"). O lugar é bem bacana. tem um ambiente legal. tem tudo para dar certo. Tem tudo para desenvolver.

Ontem estava conversando com um amigo e colega de oficio (que trabalha num badalado restaurante como Sous-Chef). E estavamos falando em como gerenciar pessoas, forma de trabalhar e coisa e tal. Pois bem! Quando eu assisti este video, e ouvi o que a professora comenta.

PAUSA (fazer bolos e tortas  do lado para amanha e conversando com a mae
22h40)






Retomando (24h30).

Foi o estalo para eu rever tudo denovo. E questionar sobre minhas vias. Nao esto tao disposto. Talvez eu nao saiba se este realmente é meu "sonho":"A vida gastronomica". Meu rendimento na cozinha é apenas  "bom". Mas "bom", porque eu ja nao me empenho tanto. E este "Bom" é apenas por fatores as quais pertence ao meu "Know-how". Apenas isto. Deixei de aprender "gastronomia"  há alguns empregos... As vezes me da aquela vontade de fazer e ver a satisfaçao alheia. de Estufar o peito dentro de uma doma e pensar: "Fui eu que fiz". De brincar com a gastronomia de novo. Preciso de Incentivo! "GAmbatte Chef YOCHIO!". Por estas ultimas semanas até me animou... vamos ver se consigo melhor esta vertente da minha estima. "O lugar ao sol" esta pretençao em brigar é que me falta. Sim, sou um otimo profissional. mas generalizando. Seja quando eu fui um operario, servidor publico, estagiario mecatronico ou cozinheiro. e isto é pouco. para desempenhar "O MELHOR". Como disse "O Melhor" e "apenas bom" sao anos-luz de diferenças. Falta a "pimenta", "alho", "sal", 'alçafrao", uma "flambadinha" no "domecao", uma reduzida no sugo para tirar a "acidez"... E estou aprendendo a nao usa-los. Desmotivado? Nao, apenas comprando uma nova realidade na mercearia.

O curso do Centro Europeu é um curso muito bom! mas acredite.  A cozinha nao é perfeita como a cozinha do "Rene Velmond". Pobre "Maria" da Ana MAria Braga... se voce achar uma destas... encomende 5 delas, de duas ferias por ano e 15o. salário.

O mercado de trabalho esta escasso... eu e este amigo que citei, conversamos com as donas da Pizzaria (a qual talvez eu fale em outro post). nao se acha gente para trabalhar. Recebo diariamente propostas de empregos. Tem uma que é para o restaurante inteiro, da tiazinha da limpeza até o gerente, e acredite, voce come com frequencia a muito tempo neste "refinado" restaurante (é de Shopping mas é relativamente caro). Ser taxista compensa neste mercado(mais um assunto para um proximo post) .

Talvez o que escrevi nos post anteriores e até o meu descontentamento neste post é que diluiram o sonho de criar uma "PEquena delicatesse"com muitos "cafés e douce" de aprender italiano, frances e japones... Adoro a parte de confeitaria/patesserie apesar nao ter nenhum parametro para exerce-la... Sim fiquei a cargo dela em outras experiencias... mas eu nao tinha a quem me moldasse. Por isto, sinto falta de olhar para um "chef". para aprender, pra que me molde... e dar continuidade a um sonho... Muito utopico, épico e lindo. Mas é o que difere a "Gastronomia do Degustar" para o "Cozinhar para comer". Talvez eu nao tivesse este olhar. Nao fui criado para "Degustar". Tive que "fingir" neste mundo... Porque nem "comer"eu comia. Aprendi a "comer" a pouco tempo e agora estou aprendendo a "degustar"...


Hoje, eu nao estaria pronto para liderar, mas sei que muitas pessoas gostariam que eu exercesse e confiariam tal cargo, por vários motivos, mas acredito que ainda tenho muito chao para isto, que ainda nao consigo olhar para o reflexo das portas de inox e ver um chef... continuo a ser "Couch", gosto disto... E muita gente confunde uma pessoa paciente para ensinar com liderar.

Os sinos tocam... ora de recolher as mesas e lavar os pratos

Dedico o post á cinco amigos: Grande Chef M guerreira de vida e expert em fazer! A Chef universitaria de suas proprias casa, a um colega e antigo rival valente parecido e também oposto á mim, a um "chegado" e conechido de antigas andassa cozinheiro patisserie e um recente amigo Suos-Chef de uma badala casa. As quais, em estagios diferente da minha vida, mostraram (in)voluntariamente sobre a diferença entre ser   "lider", "Couch", e apenas um cozinheiro mediocre...

Hasta y Gracias Por estar por aqui
André Yochio Miyazaki
(25h20)